segunda-feira, 5 de junho de 2017

05 de junho de 2017 (2ª. feira)

Hoje é comememorado:

Dia da Ecologia, Brasil.
Dia Mundial do MeioAbiente

         Me convidaram para uma Trezena de Santo Antônio, aqui no prédio, às 20 horas. Saí apressadamente porque eu tinha que terminar este blog. Bati a porta e fui. Quando lá cheguei procurei pela chave. Cadê? Eu tinha quatro alternativas: primeira, chamar o vigia para arrombar a porta; segunda, chamar o chaveiro; terceira, telefonar para minha filha para chamar o Uber para eu ir dormir na casa dela.

         1. Arrombar a porta? Eu dormiria com a porta aberta. Seria inseguro. 2. Para chamar o chaveiro eu precisaria do telefone dele. 3. Eu não queria incomodá-la porque ela estava muito cansada e teria que dar aula muitocedo no dia seguinte e 4. Telefonar para minha filha vir abrir a minha porta. Quando acabou a Oração para Santo Antônio fui até a Portaria para pedir para o rapaz arrombar a porta ou pedir para alguém ir comigo até a barraca para ver o telefone do chaveiro e o porteiro me mostrou “ó qui a chave’. “Não é minha”, respondi. “Foi o seu genro que trouxe”

         Alguém telefonou para a minha filha. Ainda vou descobrir quem foi.

Li os jornais e fiz sudoku e palavras cruzadas.

Dei aula de Interpretação de Textos e Matemática para Enzo: problemas com as 4 operações.
 O que eu comi hoje:
05/06/17 (2ª.feira)                             57kg200               Pressão: 12 x 7
_____________________________________________________________________________________
Breakfast             Lanche I               Almoço                 Lanche II             Jantar                   Ceia
07h30                    10h00                    13h00                    16h30                    19h30                    ----
Mamão                 Banana                 Mariscada            Pinha                     Banana cozida
Vit.banana           -                              Tangerina             -                              -
Torrada                 -                              Choc.amargo       -                            -                                                       

Café da manhã: mamão, vitamina de banana e torrada.
Lanche: banana.
Almoço: ariscada e tangerina.
Sobremesa: chocolate a 70% de cacau.
Lanche; pinha.
Jantar: banana cozida.

       A frase do dia:"O ano novo enseja, pelo menos no começo, essa ideia de harmonia
 absoluta, harmonia no PMDB e nas bancadas (TEMER, Michekl, vice-presidente do Brasil apud Revista Isto 
É, de 13 de janeiro de 2016. Pág. 24).
 
          Em 05 de junho de 1983, vai ao ar pela primeira vez a Rede Manchete de Televisão.
 
            Em 05 de junho de 1962, nasceu o ator, diretor, produtor e dramaturgo brasileiro Duda Ribeiro.
Resultado de imagem para duda ribeiro

           Em 05 de junho de 1990, morreu o 36º. Governador da Bahia Luís Viana Filho.

Li no Jornal A Tarde, de 05 de junho de 2017, 2ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Dia do Meio Ambiente – Bahia possui 48 áreas com urgência de preservação”. Estudo da ONG WWF e Sema indica locais que precisam de ações protetivas emergenciais.
Segunda, 05/06/2017

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 05 de junho de 2017, 2ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Defesa de Temer acusa Janot de agir contra o TSE”. Procurador  não comenta a afirmação, de que ele tenta constranger corte.
Capa Folha de S.Paulo - Edição São Paulo

Li no site SRzd, de 05 de junho de 2017, 2ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Como será o julgamento e o que pode acontecer se Temer for cassado”?

 

Michel Temer. Foto: Marcos Correia/Fotos Públicas
Michel Temer. Foto: Marcos Correia/Fotos Públicas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia, nesta terça-feira (6), a partir das 19h, o julgamento da fase final do processo proposto pelo PSDB em que acusa a chapa da campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer de 2014 de prática de abuso de poder político e econômico.
O julgamento histórico, por ser a primeira vez que a Corte debate um processo desta natureza envolvendo um presidente da República, tende a ser longo e pode se arrastar por toda a semana, se não houver pedido de vista. Se isso ocorrer, segundo a assessoria do TSE, “não existe prazo para apresentação de voto-vista, mas é de praxe entre os ministros do TSE que o processo retorne ao Plenário em curto intervalo de tempo”.
O futuro de Temer está nas mãos dos sete ministros que compõe o TSE. A decisão pode levar à perda de mandato do presidente, que assim como Dilma Rousseff , também ficaria inelegível por oito anos. Se a decisão do tribunal for pela cassação da chapa Dilma-Temer, a defesa de Michel Temer pode entrar com recursos. Um dos caminhos seria por meio de embargo de declaração. Caberia ao relator aceitar ou não o recurso, que apontaria erros processuais no caso.
Se for aceito, Temer ganharia mais 60 dias no cargo; se for negado, a defesa teria a possibilidade de apresentar um recurso extraordinário. Da mesma forma, caberia ao TSE acatar ou não. Caso o recurso seja aceito, seria enviado ao STF e nessa Corte não haveria prazo para uma decisão final; se for negado, a cassação é confirmada.
A oposição acredita que o desgaste político enfrentado pelo presidente após a delação da JBS pode contribuir para a decisão de cassação da chapa.
Quatro sessões estão programadas
Gilmar Mendes, presidente do TSE, definiu quatro sessões plenárias apenas para o julgamento. A primeira, em 6 de junho (terça), será às 19h. No dia 7, ela acontecerá às 9h. E no dia 8 (quinta-feira) acontecem duas sessões, uma às 9h e outra às 19h.
O julgamento pode ser prolongado, caso os ministros julguem que há necessidade. Se esse for o caso, eles também vão decidir quando o pleito é retomado.
Quem são os julgadores?
A corte é formada por três ministros do STF, dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois membros da classe dos advogados, que foram recentemente indicados pelo Planalto.
– O presidente desde maio do ano passado é o ministro do Supremo Gilmar Mendes, polêmico por sua aproximação com os tucanos;
– O vice-presidente é o também ministro do STF, Luiz Fux, indicado para a Suprema Corte brasileira por Dilma Rousseff, em 2011;
– A ministra Rosa Weber ocupa a terceira cadeira dedicada ao STF e também foi indicada para a Corte pela ex-presidente;
– Antonio Hernan Benjamin, o relator do caso, ocupa uma das vagas destinadas ao STJ, para o qual foi indicado ministro em 2006 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva;
– O outro membro do STJ é Napoleão Nunes Maia Filho, também escolhido por Lula por encabeçar a lista feita por seus pares, em 2007. Ele foi citado por um dos delatores da JBS por ter, segundo o executivo da empresa Francisco de Assis e Silva, ter intercedido em favor da gigante frigorífica em um processo. Segundo a “Folha de S.Paulo”, ele é a aposta de Temer para um possível pedido de vista, que atrasaria o julgamento;
– O advogado Ademar Gonzaga Neto ocupa outra das vagas de sua classe. Ele está na Corte deste 2013, quando passou a atuar como ministro substituto, indicado por Dilma. No início deste ano, ganhou a vaga permanente após indicação de Michel Temer. Já trabalhou na assessoria jurídica de diversos partidos e campanhas, incluindo a da própria Rousseff, em 2010;
– Tarcisio Vieira de Carvalho Neto também foi indicado recentemente para a vaga principal por Michel Temer. Ele ocupava a vaga de juiz substituto desde 2014. É membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil e professor adjunto da Universidade de Brasília;
Quanto tempo pode durar?
A previsão é que o julgamento dure os três dias propostos por Gilmar Mendes. Mas o processo pode se alongar e, neste caso, os ministros marcariam as novas sessões que dariam continuidade ao julgamento. É possível, inclusive, que ele continue pelo final de semana, apesar de não ser algo comum no TSE, cujo histórico mostra que reuniões de sábado e domingo só costumam acontecer durante as eleições e no caso de necessidade de decisões urgentes, como um direito de resposta,, por exemplo.
Também é possível que o julgamento seja interrompido, com o pedido de vistas de algum dos julgadores. Neste caso, não há prazo para que o júri seja retomado
Uma nova eleição será convocada em caso de cassação?
Conforme o Artigo 81 da Constituição, quando faltam menos de dois anos para o fim do mandato (que se encerra em dezembro de 2018), a eleição seria feita pelos deputados e senadores, 30 dias depois da vacância no cargo. Até lá, assume interinamente o presidente da Câmara dos Deputados, posto atualmente ocupado por Rodrigo Maia (DEM-RJ).
No entanto, quando a Constituição foi promulgada, em 1988, prevendo eleição indireta nos dois últimos anos, o mandato era de cinco anos. Por essa razão, o TSE decidiu em pelo menos sete casos municipais que a eleição indireta no caso de vacância do prefeito só aconteceria no último ano do mandato. Adotado este precedente, pode acontecer eleição direta em 2017.

Leiam esta reportagem completa acessando o link:


Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário